sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger

Jerome David Salinger

É com muita consternação que no dia (27/01/10) tivemos a notícia sobre a morte do escritor do livro que marcou a vida de gerações: Jerome David Salinger.

Acredito que jamais poderemos responder por que O Apanhador no Campo de Centeio - The Catcher in the Rye - é um livro especial.

A história é abundantemente simples, mas o seu desenrolar leva-nos a diversas análises psicológicas. Fala sobre um fim-de-semana vivido por Holden Caulfield, um jovem adolescente que é expulso de um colégio rígido ao repetir mais um ano e que por esse motivo não pode voltar para casa. Então decide vagar pelas ruas de sua cidade, Nova York, para aproveitar ao máximo este "tempo morto".

Holden é um garoto de classe média alta, encontrando-se em um mundo adulto da luxúria e embriaguez que petulantemente abre-se para ele. Neste período de tempo nas ruas, ele encontrou-se com a garota que amava e tentou convencê-la a fugir com ele para Vermont. Após várias peripécias, encontrou-se com a irmã, mas evitou o contato com os pais; saiu para a noite nova-iorquina e teve um encontro – frustrado – com uma prostituta.

Mas não se trata um jovem comum. Estamos diante de um poeta em potencial; de um jovem muito estranho, pelas suas próprias palavras “covarde”, autêntico, atormentado pelo comodismo e disposto a cair fora.

Porém, nessa aparente simplicidade, esconde-se um profundo valor nato das obras-primas. É impossível não se identificar com o jovem Holden, com suas ânsias, com seus desgostos. Todos nós, um dia, já agimos ou pensamos como ele.

O que causou grande impacto quando lançado, foi o fato de falar em psicanálise no início dos anos 50, tema que nunca havia sido usado na literatura.

Muitos outros fatos autenticaram para a fama do livro. Mark Chapman, assassino de John Lennon, estava com um exemplar do livro em mãos logo após ter atirado em Lennon. No tribunal, ao ser perguntado por que matou Lennon, respondeu: "a resposta para essa pergunta está no Apanhador no Campo de Centeio". Outros ''seriais killers''' americanos declararam ser fãs do livro, fazendo com que ganhasse o injusto apelido de "bíblia dos serial killers".

Vale a pena ressaltar que antes de ser o livro dos seriais killers, ele é o livro dos jovens, que mudou e guiou o comportamento da geração pós-guerra.

Salinger, ao escrever O Apanhador... tornou-se um mestre da literatura universal. Porém, seu último escrito foi lançado na década de 1960.

Algumas curiosidades sobre o livro:

  • É o 9º livro de literatura mais vendido do mundo, com mais de 65 milhões de cópias
  • Há alguns anos atrás, foi eleito entre os 100 melhores livros do século XX, ficando em 59º.
  • Salinger não autorizou que publicassem sua foto no livro, nem sinopse na contracapa, nem orelhas com texto, nem qualquer desenho na capa, e exigiu que o título original fosse traduzido de forma literal em todos os outros idiomas em que fosse publicado. Também proibiu por diversas vezes a adaptação do livro para o cinema ou teatro.

Um comentário:

  1. É isso aí Danny...
    Post muito bem feito, e muito bem organizado.
    Parabéns...

    ResponderExcluir

Cuidado leitor, ao voltar a página! Aqui dissipa-se o mundo visionário e platônico!