domingo, 29 de agosto de 2010

A Guerra de Clara




21 de julho de 1942. O exército nazista marcha sobre a Polônia. E a vida da pequena judia Clara Kramer, na pequena cidade de Zolkiew, toma um rumo insólito. Enquanto todos os judeus da região são perseguidos, assassinados ou enviados a campos de concentração, Clara e sua família encontram uma tênue esperança de salvação na residência do rude senhor Beck, um beberrão "anti-semita" que acaba por assumir a tarefa de ocultar e proteger judeus no porão da casa.

Foi ali, durante dezoito meses de confinamento, medo e dificuldades, que Clara se armou de lápis e fé para escrever o diário em que se baseia este livro de memórias. Hoje octogenária, autora retoma, com a ajuda do escritor Stephen Glantz, sua dramática trajetória em meio à insanidade do holocausto. Dos cinco mil judeus que habitavam Zolkiew antes da guerra, menos de sessenta sobreviveram - alguns, como Clara, para lembrar histórias que a humanidade jamais deveria esquecer.

Histórias que têm a Segunda Guerra Mundial como plano de fundo são muito interessantes, e ainda quando a história é real, ganha pontos positivos. E esse livro não foge da regra, com uma narrativa que envolve e emociona o leitor do começo ao fim.

Os valores que poucas vezes se vê nos seres humanos e também o massacre que os nazistas fizeram na perseguição aos semitas são apresentado num romance de grande qualidade

Tópico elaborado pelo Deyvson

Um comentário:

  1. deve ser um grande livro... depois de tantas histórias de 2ª guerra q ja vi não sei uq esta pode ter de diferente, mas mais duq tudo acredito q essa autora merece q o seu livro seja lido, simplesmente por ter passado por tudo isso.

    vim agradecer o coment da Dani o/
    "A qualidade do som não é boa, mas a melodia é uma maravilha.
    Curti muitooo"
    era exatamente uq eu queria ouvir gwuhaua ^^

    http://alvoradadosom.blogspot.com/
    Feliz Natal ^^

    ResponderExcluir

Cuidado leitor, ao voltar a página! Aqui dissipa-se o mundo visionário e platônico!